Esporte

Tiro com Arco

20:42,0 Comments

Arqueiro brasileiro Marcus Vinicius D'Almeida - Imagem retirada do site Ahebrasil

Sou apaixonada por esportes, e um que está na minha lista de favoritos com toda certeza é Tiro com arco ou também conhecido como Arqueria. Desde os tempos antigos o arco e a flecha tinham uma função bélica, após a chegada das armas de fogo, ficou praticamente em desuso.
Entretanto nos séculos XVI e XVII começaram a fazer torneios de tiro com arco mais ou menos parecido com o que temos atualmente. O mais antigo torneio que se tem registro é o The Antient Scorton Silver Arrow ou simplesmente Scorton Arrow que teve sua origem no ano de 1673, em Yorkshire, Inglaterra e ainda acontece atualmente. Houve uma primeira tentativa de colocar este esporte nos jogos Olímpicos no ano de 1900, contudo isso só durou até o ano de 1920, ficando ausente por falta de regularidade e voltando somente em 1972 quando as regras foram determinadas pela FITA (Federação Internacional de Tiro com Arco) se mantendo até os dias de hoje como um dos esportes disputados nas Olimpíadas.
De forma breve posso dizer que no Tiro com Arco Moderno é utilizado dois tipos de arcos o Arco Recurvo, este é o único tipo de arco permitido em Jogos Olímpicos, é um arco composto por lâmina, punho e corda, geralmente é adicionado mira, estabilizadores e outros equipamentos que podem ajudar na competição. O segundo tipo é o Arco Composto, é utilizado não somente em competições, como também em caça, já que possui um sistema de roldanas modernas que aumentam a energia do arco e reduz a força utilizada pelo arqueiro para tencionar o arco, a flecha alcança uma maior potência ao ser disparada.
A FITA dividiu o Tiro com Arco da seguinte forma:
Disciplinas:
·               Outdoor: Que é uma competição realizada ao ar livre, como em um campo aberto e plano. Somente este tipo de prova com o Arco Recurvo é usado nas Olimpíadas e Pan-americanos. O Arco Composto em Mundiais.
·               Indoor: São realizados em locais fechados, geralmente em ginásios esportivos. Seu surgimento ocorreu na Europa, por causa do inverno não há como realizar a prova como descrita na anterior - ao ar livre.
·               Field: É realizado em bosques ou florestas, é exigido do competidor um grau de excelência no conhecimento do equipamento como da distância para a regulagem do alvo. O nível de dificuldade varia de acordo com o organizador.
Além das três primeiras citadas, há também Ski-Archery, Clout e Flight.

Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco mais desse esporte que eu realmente quero muito praticar e também faz muito bem para a postura. Até a próxima!

Referência 
CBTARCO. Confederação Brasileira de Tiro com Arco: CBTARCO. s.d. www.cbtarco.org.br (acesso em 15 de Janeiro de 2015)


You Might Also Like

0 comentários: