[Resenha 002] A Mala de Hana

16:02 0 Comments A+ a-

Imagem retirada do Google Imagens
Título: A mala de Hana – Uma História Real
Título original: Hana’s Suitecase – a true story
País: Publicado pela primeira vez no Canadá
Autor: Karen Lenive
Gênero: Romance Biográfico
Páginas: 112
Ano: 2007
Editora: Melhoramentos
ISBN: 9788506050972

Sinopse: A história se passa em dois momentos, um contando a história de Hana na época da Segunda Guerra Mundial e depois o cenário presente de uma professora chamada Fumiko que dá aulas falando sobre o Holocausto no Japão. É através da descoberta de uma mala e ao ver um nome cravado nela que os alunos despertam a curiosidade de conhecer a história de Hana.

“- Pensem em espaço. Pensem em liberdade. Deixem a imaginação viajar. Mostrem-me o que está em seus corações. Coloquem isso no papel.” Frase de Friedl ajudando Hana e suas alunas. (Livro a Mala de Hana)



Karen Levine nasceu em Ottawa, Canadá e está vivendo em Toronto. Desde pequena possuía interesse pelo Holocausto, mas não passava por sua cabeça escrever um livro. Já foi produtora executiva de “As it Happens”. Criou series como “This morning” e “Sunday Edition”. Vivendo em Toronto, começou a trabalhar na Rádio CBC e tornou-se produtora de outros programas. Já foi premiada diversas vezes, entre os vários prêmios, recebeu um pelo documentário que produziu sobre o Holocausto. Seu livro mais conhecido é A Mala de Hana.

Meus queridos leitores, o livro “A Mala de Hana foi o primeiro livro que tem como tema o Holocausto e a 2ª Guerra Mundial que eu li. Como sempre gostei de ler coisas sobre a segunda guerra mundial, lembro-me como se fosse ontem, mas já faz cinco anos, desde que uma colega de classe me apresentou este livro. Eu pedi emprestado e simplesmente me apaixonei pela história, que te joga no presente e no passado de uma forma bem legal e é marcante e emocionante também.

Estão se perguntando se eu chorei? Yes, I cried. Primeiro imaginei que não haveria como me fazer chorar, mas chegou em alguns momentos que não teve como segurar as lágrimas. As lições que a Hana trouxe, não só para os alunos da professora Fumiko, mas também para todos aqueles que leem este livro, são realmente algo que deve ser visto e aprendido. Espero que tenham gostado, até a próxima!

Outras opiniões: Respirando Livros

Referência:
Almeida, G., Salgueiro, H., Cirino, J., Rotatori, J., & Vasconcelos, L. (s.d.). Acesso em 10 de Dezembro de 2015, disponível em O Grande Genocídio: http://ograndegenocidio.blogspot.com.br/

Graduada em Processos Gerenciais. Apaixonada por automobilismo e esportes em geral, sou Corinthiana e Rojiblanca de coração. Amo ler e assistir filmes e séries. Gosto de conhecer novas culturas e tenho um carinho especial pela Cultura asiática e árabe.