Mundo asiático

O Fio Vermelho do Destino

13:51,0 Comments

Imagem retirada do Google Imagens
   Queridos leitores, já falei aqui sobre meu amor pelo mundo asiático? Se não, declaro-me apaixonada por essa cultura, eu tinha até um blog que falava apenas sobre esse assunto – Ainda tenho, mas logo vou excluir essa conta unificando com o Cantinho da Siz.

Sabe aquela coisa de criança, de você ter um (a) amigo (a) e ambos juntarem o dedo mindinho e selar ali uma amizade eterna? Pois existe uma lenda um pouco semelhante a essa brincadeira que as crianças fazem. Akai Ito é uma das lendas asiáticas que eu mais amo, e significa Fio Vermelho. É originaria da China e tem como tema central o destino, amor e amizade eterna. Conheço a lenda desde pequena, contudo eu fiz uma pesquisa para dá uma incrementada na informação deixando-a mais completa para vocês.


"Existe uma linha vermelha, invisível aos olhos, que conecta todos que estão destinados a se encontrar. E não importa o tempo, o lugar ou as circunstancias. Esse fio pode ser apertado ou emaranhado, mas nunca rompido" - Pensamento Oriental

Segundo a lenda original chinesa, todos nós somos ligados por uma corda vermelha que é invisível aos nossos olhos e que está amarrado em nosso tornozelo nos conectando à nossa alma gêmea. É mais conhecida no mundo inteiro na sua versão Japonesa, onde um fio vermelho localizado no dedo mindinho liga duas pessoas, destinadas a se encontrarem, diretamente ao coração. Assim, não importa quantos relacionamentos tivermos ou até mesmo nenhum, essas duas pessoas, um dia vão se encontrar sem importar a distância e os obstáculos que a separam. Esse fio vermelho nos acompanha desde o nosso nascimento e durante toda a nossa vida, se a pergunta é “Esse fio vermelho pode romper? ” Segundo a história, a resposta para essa pergunta é “Não”. O fio cresce, enrola, pode acabar entrando em outros caminhos, criando nó, mas em nenhum momento se romperá.

Encontrei várias versões de uma mesma história e outras versões também inspiradas no Akai Ito, portanto deixarei algumas que eu achei interessante, a primeira história é a que eu conheço desde pequena, as outras eu encontrei em minhas pesquisas e gostei bastante, dividindo agora com vocês:

“Há muito tempo, um imperador soube de que em uma das províncias de seu reino vivia uma bruxa muito poderosa, que tinha o poder de ver o fio vermelho do destino e mandou trazê-la diante dele. Quando a bruxa chegou, o imperador ordenou que ela procurasse a outra ponta do fio vermelho atado ao tornozelo dele e que o levaria até a sua esposa. A bruxa aceitou este pedido e começou a sua busca seguindo o fio. Foi nesta procura que a levou até um mercado, onde uma pobre camponesa carregava sua filha, ainda bebe, e vendia seus produtos. Assim que chegou ao local onde estava a camponesa, parou em frente a ela e lhe pediu para ficar de pé. Fez com que o jovem imperador se aproximasse e lhe disse: 'Aqui termina seu fio', mas ao escutar isso o imperador ficou enfurecido, acreditando que era uma brincadeira da bruxa, empurrou a camponesa que ainda carregava sua filha e fazendo com que ela caísse e a bebe criando uma ferida em sua testa. Ele ordenou que os guardas prendessem a bruxa e lhe cortasse a cabeça. Muitos anos depois, chegou o momento em que este imperador deveria se casar e sua corte lhe recomendou desposar a filha de um general muito poderoso. Com o pedido aceito, chegou o dia do casamento. O momento de ver pela primeira vez o rosto de sua esposa, que entrou no templo com um admirável vestido e um véu que cobria seu rosto totalmente.... Ao levantá-lo viu que esse belo rosto havia uma cicatriz muito peculiar em tua testa. ”.
Deu para entender exatamente quem era a esposa dele... Além disso, nos mostra que os nossos atos sempre vão ter consequências e que nunca sabemos o que pode acontecer no dia seguinte, afinal, colhemos o que plantamos.


Um homem caminhava tranquilamente pelas montanhas. Caminhava feliz, pois ia visitar a sua noiva. De repente, um velho homem apareceu diante dele. 
- Sendo eu o deus Xia Lao Yue tenho o poder de ver a corda vermelha que liga uma pessoa à outra. E posso dizer-te que a pessoa que estás indo visitar agora não é a tua destinada e, se casares com ela, não vai ser feliz. A pessoa a quem a corda te liga é aquele bebê – Disse apontando para um bebê que dormia no colo da mãe. 
O homem não acreditou em uma única palavra de Xia Lao Yue e, cego pela raiva, encarregou o seu criado de matar o bebê. No entanto tudo o que o deus lhe dissera era verdade, o homem não estava ligado à sua noiva, e por isso, vivia infeliz. Passaram-se anos e a sua mulher faleceu deixando-o viúvo. Quando já tinha perdido a esperança de voltar, um dia, a ser feliz encontrou uma bela mulher com quem acabou se casando. Essa mulher era aquele bebê. O bebê que outrora mandou matar, mas que tinha conseguido escapar desse trágico final e que agora estava ali a seu lado, fazendo dele o homem mais feliz do mundo.

Como a lenda do fio vermelho é muito conhecida, foi parar também em filmes, animes e doramas, mas isso é outra história. Agora, eu espero que vocês tenham curtido, até a próxima!

You Might Also Like

0 comentários: