Automobilismo

Autódromo José Carlos Pace

11:09,0 Comments

Imagem retirada do Google Imagens
Olá, meus queridos leitores. Hoje estou muito feliz e ansiosa, faltam poucas horas para o GP do Brasil no autódromo de Interlagos. E o tema de hoje é exatamente este lugar maravilhoso, local dos sonhos de qualquer piloto que está começando e também para nós apaixonados por automobilismo. Ficou curioso? Então vem comigo, que vou mostrar um pouco sobre o Autódromo José Carlos Pace.
Quando será que tudo começou? O Autódromo foi inaugurado no dia 12 de maio de 1940, e inicialmente houve uma disputa entre motocicletas, que teve 12 voltas na pista completa e o Grane Premio de São Paulo que obteve 25 voltas na pista completa. De acordo com o site oficial do autódromo, a abertura do contou com a presença de 15 mil pessoas.
No fim do ano de 1967 o Autódromo de Interlagos foi fechado para ser reformado, e só veio a ser reinaugurado três anos depois. Mesmo não estando 100% pronto, ele realizou a corrida do Campeonato Internacional de Formula Ford, e nesse dia, Emerson Fittipaldi ficou em primeiro lugar, para delírio do público que assistia.
Com alguns probleminhas, no ano de 1971 teve que passar por algumas reformas. Neste mesmo ano, no mês de outubro, o autódromo em teste recebeu uma corrida internacional de Fórmula 2 extra-campeonato, que também foi vencida pelo Fittipaldi.
Após os testes feitos pela Federação Internacional de Automobilismo, em 1972, finalmente chegava a hora da Fórmula 1 entrar em cena, mesmo sem ser uma etapa oficial, mesmo não contando pontos para o campeonato, tivemos brasileiro no pódio, com Wilson Fittipaldi Jr.
No ano seguinte, após o sucesso do evento, o Brasil começou a fazer parte do calendário oficial do Campeonato Mundial de Fórmula 1, e na primeira prova que aconteceu em fevereiro de 1973, foi vencida pelo brasileiro Emerson Fittipaldi.
Interlagos sediou o GP Brasil de Fórmula 1 até o ano de 1977, já que no ano seguinte a disputa ocorreu no Rio de Janeiro. São Paulo voltou a sediar o campeonato entre os anos de 1979 e 1980, mas por falta de verbas o GP voltou para o Rio de Janeiro.
Como eu contei ontem, na postagem sobre o piloto brasileiro José Carlos Pace, em 1985, para homenageá-lo, o autódromo recebeu o seu nome.
Com a falta de verbas no Rio de Janeiro, a Prefeitura de São Paulo fez um esforço para trazer o GP do Brasil de volta para Interlagos, e o autódromo também passou por diversas reformas.
Em 23 de março de 1990 houve a reinauguração, o francês Alain Prost foi o vencedor da corrida e o meu querido Ayrton Senna estava no pódio em terceiro lugar. O autódromo ainda mudou o seu traçado e passou por algumas reformas para retirar alguns desníveis e irregularidades.
Hoje, com mais de um milhão de metros quadrados, é um dos maiores espaços públicos na cidade e durante todo o ano recebe muitas provas do automobilismo. No autódromo de Interlagos ainda possui o Kartódromo Ayrton Senna, que é o local de início de muitos pilotos brasileiros. Existe um espaço gratuito para a população usar para corridas e caminhadas, com quadras esportivas, o Parque Perimetral, para utilizar este espaço, é necessária uma autorização e fazer agendamento.
O autódromo também está nas redes sociais, pelo twitter e facebook, lá pode-se acompanhar as notícias e informações sobre o que está acontecendo na pista, além de saber sobre os eventos de automobilismo e verificar o calendário da Stock Car, Fórmula Truck e o Campeonato Paulista.

Espero que vocês gostem, não detalhei muito as informações para a postagem não ficar muito grande, mas se me deixassem, eu passava o dia falando sobre o Autódromo José Carlos Pace, agora vou curtir o GP do Brasil, até a próxima!

Referências
Autodromo de Interlagos. Acesso em 15 de Novembro de 2015. Fonte: http://www.autodromodeinterlagos.com.br/wp1/ 

You Might Also Like

0 comentários: