[Resenha 006] O Diário de Cecília

08:30 2 Comments A+ a-

Título: O Diário de Cecília
País: Brasil
Autor: Sylvia Manzano
Gênero: Infanto-juvenil
Páginas: 115
Ano: 2012
Editora: Paulinas
Coleção: Tipo Assim
Ilustração: Jotah
ISBN: 9788535628616
Sinopse: Cecília é uma garota de 12 anos, e que está perto de completar seus 13 anos, ela começa a escrever um diário, e dentro dele ela relata sobre o seu dia-a-dia, como está sua relação com a mãe e fala também sobre seus namorados, além de algumas recordações.

Olá meus queridos leitores, a postagem de hoje tem uma pontinha de influência da Ana, minha mana e também da Carol, nossa irmãzinha super fofa, que tem oito aninhos. Em 2014 a Carol estava lendo o diário de Cecilia e sabendo que eu gosto de ler, ela falou que me emprestaria – olha como ela é fofa! Mas foi somente em julho desse ano que a Ana decidiu trazer quando veio à minha casa. Em apenas uma tarde eu terminei de ler o livro, foi bem divertido, as vezes é bom ler livros que você lia quando tinha a idade da Carol ou da personagem Cecilia.

“Gostaria de muito de começar essa página com um grande palavrão ou com vários, mas não posso, porque esse diário é uma lição de casa da escola e escola... Sabe como é, né? É frescura demais para a minha cabeça. ”
Bom, Cecilia é uma menina que está perto de completar 13 anos, e inicia  um diário como tarefa de casa. No começo parece um pouco confusa sobre o que escrever, e dar início contando tudo que lhe vem em mente. Como tudo nessa idade é muito confuso, já que é aquela fase onde a menina começa a deixar de ser criança e fica transitando entre o mundo de crianças e de adolescentes, Cecilia traz assuntos bem atuais, apenas escrevendo sobre o seu cotidiano. Paixonites, relacionamento com os pais, vida escolar, amizades, são só alguns dos temas que a pequena Cecilia retrata em seu diário. Ela também tem um grande interesse pela leitura e pelas artes, mas como toda adolescente normal inicia também interesses por meninos e pela aparência, além de começar a sentir necessidade de pertencer a um grupo e ter uma identidade.

Sylvia Manzano: Nasceu em Limeira, São Paulo. Em seu currículo acadêmico, ela possui Licenciatura Plena em Filosofia pela PUC de Campinas, já trabalhou ministrando cursos de redação, pesquisando assuntos culturais da Secretaria Municipal de Cultura, além de escrever várias obras para o público infantil e juvenil. Para a editora Paulinas, algumas de suas obras foram: A Dama Pé de Cabra e outras histórias, Ferdinanda e eu, Lendas do Japão, entre outras.

Achei a ideia da Sylvia muito legal, acho que muitas meninas da idade da Cecilia se identificaram ou identificariam, é um livro que toda mãe deveria dar para a sua filha quando ela estiver chegando nessa idade, vai fazer que a garota compreenda que o que ela está passando, sua mãe já passou e muitas outras meninas também, mas com suas particularidades. A capa é muito fofa e tem realmente o aspecto de um diário, as letras foram feitas para dá a impressão que foi escrito pela Cecilia e as ilustrações são bem fofas.
“- Se ninguém vai ler, porque eu vou escrever?" "- Boa pergunta, Cecilia, boa pergunta. Acho que todos os escritores já se fizeram essa pergunta uma vez na vida e quando descobrir a resposta não se esqueça de me contar, tá bom? ”
Espero que vocês tenham curtido, se já leram eu gostaria muito de ouvir a opinião de vocês. Até a próxima! 

Resumo da minha opinião: Scottish Fold

Graduada em Processos Gerenciais. Apaixonada por automobilismo e esportes em geral, sou Corinthiana e Rojiblanca de coração. Amo ler e assistir filmes e séries. Gosto de conhecer novas culturas e tenho um carinho especial pela Cultura asiática e árabe.

2 comentários

Write comentários
Doce Cyn
AUTHOR
19 de dezembro de 2015 10:57 delete

Não conhecia o livro, mas parece ser legal! Vou dar de presente para minha sobrinha que adora ler, mas tem 8 anos haha.
Adorei a resenha!
Beijoo,
docecyn.com.br

Reply
avatar
19 de dezembro de 2015 13:29 delete

A Carol tinha sete anos quando leu e agora tem oito, é um ótimo presente sim :)
Obrigada por comentar e por visitar o meu cantinho.
Um abraço.

Reply
avatar