#DiaDoKpopper - KPOP: Como tudo começou

00:00 0 Comments A+ a-

Olá meus queridos leitores, para quem curte K-pop, feliz dia do K-poper. Hoje vou contar tudo que sei sobre esse assunto, para alegrar o coração de todos que curtem este estilo de música.
Conheci o K-pop já faz muitos anos, eu ainda estava no segundo ano do ensino médio, quando uma amiga minha me fez escutar Girls Generation, já que tudo que eu curtia do mundo asiático estava relacionado exclusivamente com o Japão.

K-pop ou música popular da Coréia, é um estilo de origem sul-coreana com mistura de vários gêneros musicais e elementos audiovisuais. Entretanto, esse termo é utilizado mais para músicas modernas com estilo dance pop, rock, balada pop, eletrônica e hip hop.
Tudo começou entre os anos de 1920 a 1950, quando as músicas ocidentais começaram a ser conhecidas nos países orientais, contudo, foi somente com o aparecimento do grupo Seo Tai-Ji & Boys, no início da década de 90, que o K-pop foi surgindo, pois eles trouxeram músicas com elementos ocidentais, um estilo mesclado entre o rap, rock e tecno – Que me lembrou um pouco as músicas da Série Maluco no Pedaço que é da mesma época. Neste mesmo período Panic era outro grupo que também ficou conhecido, e por sinal é minha banda favorita dessa década.

Foi a partir do ano de 1995, que mais grupos foram surgindo, principalmente após a EM Entertainment ser fundada pelo empresário Lee Soon. Trazendo novas bandas, cada vez mais jovens, passando a existir as “Idol bands” ou banda de ídolos. Após essa agência, no fim da década de 90, surgiram outras agências como YG Entertainment, JYP Entertainment e DSP Entertainment, que trouxeram muitos outros talentos.
A primeira Idol Band, de acordo com algumas pesquisas que eu fiz, foi H.O.T – composta por cinco membros que debutaram em 1995, mas a banda foi extinta em 2001. Além dessa banda, outras foram seguindo seus passos, como Fin.K.L, Shinhwa, SES, GOD, entre outros.

A onda coreana começou a acontecer a partir do ano 2000, expandindo-se por toda a Ásia. A primeira cantora a sair da Coreia e fazer sucesso fora do país foi a BoA, sendo a mesma época em que Rain começou a fazer sucesso. Depois disso, muitos outros sucessos que conhecemos atualmente foram surgindo como SS501, Super Junior, KARA, Sistar, 2NE1, Wonder Girls, entre muitos outros que fazem a alegria de quem curte o gênero.
No ano de 2011, o K-pop chegou a ser o gênero dominante em quase toda a Ásia. No ano seguinte, com o sucesso estrondoso de Gangnam Style interpretada por PSY, que teve mais de 130 milhões de visualizações no YouTube, K-pop começou a se espalhar com mais força pelo restante do mundo.
Além das características já citadas, outra que devo falar também é sobre a dança que faz parte de boa parte do estilo. São movimentos sincronizados, onde os cantores vão mudando suas posições conforme vão cantando em passos rápidos. Entretanto o K-pop não envolve somente música, as bandas geram moda com relação ao seu estilo de roupa, acessórios, penteados, entre muitas outras coisas, que influenciam os jovens.
Eu tive que diminuir e escrever apenas o que considerei mais importante para a postagem não virar um livro, espero que vocês tenham curtido. Até a próxima!


Referencias
Corea y Mas. (s.d.). Acesso em 16 de Janeiro de 2016, disponível em Corea y Mas: http://coreaymas.com/2011/12/29/historia-del-k-pop/
OnnieZ Kpop Blog. (s.d.). Acesso em 16 de Janeiro de 2016, disponível em OnnieZ Kpop Blog: https://koreanpoprol.wordpress.com/historia-del-kpop/

Graduada em Processos Gerenciais. Apaixonada por automobilismo e esportes em geral, sou Corinthiana e Rojiblanca de coração. Amo ler e assistir filmes e séries. Gosto de conhecer novas culturas e tenho um carinho especial pela Cultura asiática e árabe.