Estudos

Faculdade: Volta às Aulas

20:33,2 Comments

Imagem retirada do google
Acabou a moleza! Isso mesmo, nesta segunda-feira (01/02) minhas aulas irão começar, e estou com aquela cara de que meu tempo de férias acabou mais cedo do que eu queria. Bom, minha mana também está com a mesma sensação. Com isso, vocês devem ter percebido que esses últimos dias tenho postado com menos frequência, parece que o tempo simplesmente sumiu e minhas aulas nem começaram ainda.
Tenho alguns pontinhos importantes para conversar com vocês e também algumas dicas para o retorno das aulas de quem ainda não voltou ou para aqueles que voltaram essa semana. Então, vamos lá?

Bom, meus queridos leitores, vou iniciar com algumas informações importantes. Em primeiro lugar eu não postarei todos os dias como estava fazendo desde novembro, já que minhas aulas vão ser muito puxadas, com seis disciplinas, contando com o projeto – Como é o último semestre, adeus vida! Não se preocupem, não será somente uma postagem por semana, e sim três postagens fixas durante a semana e se sobrar tempo haverá mais. Nos Domingos continuará com o Histórias & Conversas, terça e quinta serão outras postagens de assuntos diversos. Para os amantes de esporte, prometo que vou escrever mais sobre isso. Em fevereiro estou vendo se escrevo mais sobre automobilismo, em especial sobre a Fórmula 1. Com relação as resenhas, filmes e livros é o que não vai faltar por aqui, estou com uma meta de leitura para 36 livros este ano, e pretendo cumprir. Então, vocês terão muitas resenhas para ler.
Vocês devem ter visto que o blog mudou para um novo layout no início desse mês, ele foi feito por mim e eu estou muito feliz com ele, outra mudança também é o fato da minha mana estar me ajudando nas revisões das postagens e eu preciso agradecer a ela.

Agora vamos ao que interessa – meu retorno a faculdade e meus primeiros seis meses do ano. Quando eu tinha dois anos, tudo que eu queria era estudar, agora com 22, estou querendo terminar a faculdade, iniciar uma pós-graduação e começar outra graduação. Loucura? Não. Isso é um sonho! Prometo que vou tentar contar algumas coisas que façam parte da minha rotina desse semestre, como a escolha do vestido de formatura, rotina de estudos, entre outras coisas.
Imagem retirada do Google
 Agora, preparem-se, pois chegou o momento das dicas da Siz:
1 – Para quem estuda pela manhã como eu, a vontade de levantar nem sempre são das melhores. E porque não começar o dia pensando positivo? Apesar de ser muito difícil desgrudar do travesseiro, gosto de imaginar o que quero fazer de produtivo durante o dia, enquanto planejo coisas legais, vou fazendo as necessárias. Planeje seu dia, lave o rosto, se olhe no espelho e diga a si mesmo “Bom dia!”.
2 – Junte moedinhas. Quem está na faculdade, sabe muito bem que gastamos muito com impressão e mesmo quem tem impressora em casa, o papel e a tinta não vem de graça, não é? Então, comece a juntar as moedinhas a partir de agora, e para as pessoas que já tem uma impressora, por que não se juntar com um colega para dividir as despesas?
3 – Duas a quatro horas de estudo diários. Confesso que não chego a quatro horas de estudo. Mas duas horas para quem assistiu a aula é o suficiente, sendo importante repassar no mesmo dia o que você viu em aula, assim você pode fixar e aprender mais facilmente.
4 – Estude antecipadamente e pergunte. Vamos dizer que na hora da aula o professor passa horas falando e depois você percebe que não entendeu nada. Seria bem melhor ter olhado em casa, mesmo que seja rapidamente, anote aquilo que no primeiro momento você não compreendeu, essas com toda certeza serão suas dúvidas em aula. Perca a timidez e pergunte – pior do que perguntar algo que possa causar constrangimento, é ficar na dúvida e se constranger com a nota no fim do semestre.
5 – Não acumule. Antes das aulas começarem eu já estou planejando como será meus horários de estudos, pois além da faculdade, eu tenho que estudar para o blog, concursos e muitas outras coisas, e para não acumular, eu faço um pouco de cada coisa diariamente – quando deixamos tudo para depois, acabamos não fazendo nada.
6 – Boa alimentação e boa noite de sono. Se você acorda cedo, é preferível que durma cedo, existem pessoas que precisam de seis a oito horas de sono para se sentirem bem e esse é o correto, mas tem outras pessoas que só conseguem dormir quatro ou cinco horas por dia devido a outras necessidades ou por conta das redes sociais. Por isso que o meu conselho é: alimente-se bem, em especial o café da manhã, que deve ser cheio de alimentos que lhe deem energia para o dia. Uma alimentação saudável lhe trará um sono tranquilo – eu não sou nutricionista, mas é o que eu faço e dá certo.
7– Além do caderno, utilize outros meios. Além do caderno e das impressões, leia coisas que façam com que você amplie seu conhecimento sobre o assunto estudado, circule palavras que considera importante ou que não conhece tanto e vá atrás de saber seu significado, leia livros de outros autores, não somente os que os seus professores dão, é importante saber outras opiniões e formar a sua. Outra dica essencial é anotar tudo em sala de aula e durante os estudos diários.
8 – Conheça o seu próprio tempo. Não adianta você morrer de estudar e esquecer de si mesmo. Se você estabeleceu duas horas de estudos diários, um intervalo de cinco ou dez minutos é bom para evitar o cansaço.  Dê um tempo para suas coisas favoritas, faça revisão aos sábados, mas descanse no domingo. Lembre-se que, até Deus tirou esse dia para admirar sua criação e descansou.
9 – Aproveite! Se assim como eu, você está no último semestre, tudo que você tem que fazer é aproveitar cada segundo. Acredite, por mais chato que esteja parecendo agora, depois de um tempo você vai sentir falta até da pessoa mais chata da sua sala. Para você que está começando agora, não perca tempo e aproveite a partir de agora.
Espero que tenham curtido, foi de todo coração. Boas aulas e até a próxima!

You Might Also Like

2 comentários:

  1. Olá moça, tudo bem? Espero que sim... Minha primeira vez comentando, eu sei!
    Eu também sou tri-louca por querer terminar meu curso de Psicologia, fazer outra faculdade e ainda Mestrado haha Isso tudo, estagiando, vivendo, trabalhando... Será possível que essa equação bata com as míseras 24 horas diárias? Espero que sim!
    Sei que cheguei aqui agora, mas queria pedir, como você mencionou sobre vestido e formatura, que você realmente postasse sobre esses assuntos, pois são interessantes e legais! Eu fico imaginando como deve ser, se é muito complicado essa organização, como a turma se organiza. Pois só tenho mais 2 anos para decidirmos se terá festa de formatura, ou não...
    Quanto a dicas... Confesso que sou tímida demais e tenho receio de me expor; e também costumo acumular algumas coisas... Mas sobre me cuidar, esse ano comecei a levar a sério essa questão, e pelo menos no quesito descanso/sono tenho sentido a diferença!
    Sobre o layout, ficou lindão aqui, apaixonei, sério!
    AMEI aqui, vou sempre vir visitar! Adorei TODAS as suas dicas de estudo, são muito importantes mesmo...
    Blog Seja Frugal

    ResponderExcluir
  2. OLá Sarah, está tudo bem. Fico muito feliz que você veio fazer uma visita ao meu cantinho. Realmente é uma loucura fazer tudo isso ao mesmo tempo em 24 horas, nessa ultima semana, o tempo ficou bem estreito - se isso é possível! hahaha.
    Vou ver como vou fazer essas postagens sobre a formatura, realmente elas ajudam bastante, já tem algumas coisas para falar o que eu não tenho é tempo, mas vai dar certo, se Deus quiser.
    Que bom que você começou a cuidar pelo menos de você, o sono é realmente importante e dá para perceber que aos poucos, o que a gente estuda passa a fazer mais sentido. Porque quando virávamos a noite estudando, quando íamos para a aula, tudo que a gente pensa é em dormir.
    Fiquei muito feliz com o seu comentário e vou ficar ainda mais feliz de ver você por aqui, muito obrigada! Espero continuar trazendo conteúdos que despertem seu interesse.
    Um abraço!

    ResponderExcluir