Ler Resenhas: Antes ou Depois do Livro

11:07 6 Comments A+ a-

Imagem retirada do Google
Olá queridos leitores, como vocês estão? Eu estava planejando escrever mais uma resenha para hoje, entretanto, comecei a pensar sobre um tema, é melhor ler a resenha de determinado livro antes ou depois de lê-lo? Por isso, decidi contar minha experiência e dar minha opinião. Quem sabe, eu acabe auxiliando alguns leitores, não é?

Até 2014 eu pensava que se eu lesse a resenha de um livro, acabaria com o mistério da história, e também, poderia correr o risco de ler o livro com a ideia da pessoa que fez a resenha, sem dar a possibilidade de ler o livro com um outro olhar. Por isso, desde pequena, evitei indicações, livros muito populares, e escolhia de acordo com a minha vontade em cada momento.
Quando 2014 chegou, eu comecei a dar oportunidades as resenhas, li uma antes de um livro que eu queria ler e estava com medo de pensar que nem a pessoa que escreveu, contudo eu percebi que não era bem assim a história. Eu li a opinião e ficava curiosa para saber sobre o conteúdo do livro, quando lia, eu ficava pensando na resenha e a partir deste ponto, eu me perguntava se a pessoa tinha a mesma opinião que a minha, que detalhe tinha me agradado mais, o que parecia ótimo para quem escreveu a resenha e para mim não pareceu tão bom, e foi aí que realmente comecei a descobrir o mundo das resenhas.
Segundo o site Dicionário Online de Português, resenha signifignica uma descrição feita de forma resumida de um livro ou de um texto, contendo muitos detalhes.
Não vou dizer qual a melhor, depende muito do seu perfil, por isso, minha primeira dica é você tem que saber qual o seu perfil como leitor. Você prefere saber mais sobre o que o livro contém e a opinião de outras pessoas? Ou prefere manter o mistério da história do livro? E se você disse sim as duas perguntas, você também pode ser o tipo de leitor que tem muitos livros e quer uma opinião de qual ler primeiro. O importante, é você se identificar, depois você perceberá se ler a resenha será melhor ou não para você. E como saber isso? Lendo e testando, assim como eu fiz. Eu continuo lendo resenhas após ter pego um livro pela primeira vez, assim como também faço pesquisas de muitas opiniões para escolher um livro para ler. Outra dica é você escrever uma lista de livros que quer ler, pegue um ou dois livros que tenha dúvida sobre qual ler primeiro e leia duas resenhas distintas, para saber a opinião de cada um, após isso leia o livro e veja se a sua opinião foi igual ou diferente da opinião que você leu.
Fiz uma pequena enquete com algumas pessoas que curtem ler, 70% delas falaram que preferem ler uma resenha antes de escolher o livro para ler, 28% optaram por ler a resenha depois de ler o livro, 1% disse que faz os dois, ler a resenha tanto antes como depois e 1% confessou não gostar de ler resenhas, pois prefere formar a própria opinião e depois conversar com as pessoas sobre o livro.

Por fim, deixo como última dica, três blogs que eu gosto de entrar para ver as resenhas: O Pequeno Mundo dos livros, Conversa de Livro e Psiquê Literária. Espero ter ajudado um pouquinho, até a próxima! 

Graduada em Processos Gerenciais. Apaixonada por automobilismo e esportes em geral, sou Corinthiana e Rojiblanca de coração. Amo ler e assistir filmes e séries. Gosto de conhecer novas culturas e tenho um carinho especial pela Cultura asiática e árabe.

6 comentários

Write comentários
Joe Almeida
AUTHOR
4 de janeiro de 2016 09:41 delete

Olá Sirlene!

Honestamente prefiro ler as resenhas depois de ler o livro, pois fico com medo de conter informações que possam estragar a sensação da leitura.

Bjs
http://surpresasnaspaginas.blogspot.com.br/

Reply
avatar
4 de janeiro de 2016 10:31 delete

Olá Joe, quando eu vi que era você, fiquei muito feliz, conheci seu blog e gostei bastante.
Eu já pensei muito assim, mas tive a sorte de ler resenhas que expressaram apenas opinião e contaram basicamente o que tem na sinopse do livro. \o/
Muito obrigada pela sua opinião!
Um abraço!

Reply
avatar
Sarah Santos
AUTHOR
18 de março de 2016 15:57 delete

Olá Sirlene *-* Tudo bom? Espero que sim...
Particularmente acho válido ler resenhas antes, te dá um norte sobre o que te espera. Não que vá estragar o livro, mas te abre os olhos para uma possível frustração, ou alimenta suas expectativas... Claro, e for um resenha bem elaborada.
Até hoje eu não sei muito bem fazer resenha, me perco toda haha Pensando seriamente em entrar em um curso de escrita para ver se desenvolvo esse meu lado...
Até mais...
Blog Seja Frugal

Reply
avatar
18 de março de 2016 19:40 delete

Olá Sarah, estou bem sim. Fiquei feliz de vê-la por aqui. Gostei da sua opinião, eu estava pensando em ler mais ou até fazer um curso também para melhorar minhas resenhas - já que eu não acho que saiba fazer muito bem. Amor resenhas bem elaboradas, elas já me fizeram mudar minha opinião sobre livros que eu achei que jamais iria ler, então eu acho válido sim.
Até Sarah, obrigada pela visita.

Reply
avatar
Laah' Ribeiro
AUTHOR
5 de setembro de 2016 20:23 delete

Olá Sirlene, Vi seu comentário no post da entrevista lá no indicar livros. Vim visitar seu blog e adorei S2 Já estou seguindo. Particularmente eu prefiro ler a resenha do livro antes de ler ele... assim eu tenho uma noção se vou gostar do livro, seu eu gostar leio. Parabéns pelo blog, linda. Sucesso! =^.^=

Laah Ribeiro/ Mr. Livro
http://blogandomrlivro.blogspot.com.br/

Reply
avatar
7 de setembro de 2016 08:32 delete

Obrigada Laah, pelo seu comentário e visita!
Abraço! <3

Reply
avatar