05 Indicações de Livros e Filmes para quem está na área de Administração

12:22 0 Comments A+ a-

Imagem retirada do Google
Olá meus queridos leitores, hoje o tema vai ser voltado para quem tem o interesse de entrar na área administrativa, quem estuda nessa área ou para quem já pertence a ela. São cinco indicações de filmes e livros que com toda certeza você conhecerá ao longo do caminho.

Filme Tempos Modernos: Com uma belíssima e divertida interpretação de Charles Chaplin, o filme conta a história de um operário que trabalha na linha de montagem. Ele é chamado para testar uma nova máquina, que ajudará os funcionários a trabalharem enquanto almoçam, além de mostrar que seu trabalho rotineiro e estressante lhe levou à loucura. Depois que ele se recupera, depara-se com uma crise e é preso por engano. Naquela época o homem era visto como uma máquina que deveria apenas produzir e produzir, e por possuir esse foco na produção, o filme nos leva a Teoria de Taylor, que é vista logo no primeiro semestre e mencionada até o final do curso.

Livro O Modelo Toyota: Li esse livro ano passado, após iniciar a disciplina de logística. Com certeza, vou indicá-lo. Fala sobre o Sistema Toyota de Produção que foi criado por Eiji Toyoda e Tahiichi Ohno. O modelo tem como base a cultura japonesa, trabalho de grandes especialistas e técnicas de Ford e Taylor. É um livro maravilhoso e você aprende muito. Para mais informações (clique aqui).

Idalberto Chiavenato: Esse autor vai fazer parte da sua vida assim que você entrar na área de administração, mas para aqueles que não fazem parte dela deveria conhecer seus livros, pois são muito bons. Estou lendo um de Empreendedorismo para a disciplina desse semestre, mas ele esteve presente em todos os semestres, então comece a partir de agora a procurar livros dele, vão ser de grande ajuda.
Filme Monstros S.A: Quem olha para essa indicação acha que estou brincando, mas na verdade, esse filme de animação deve ser visto por todos os administradores e quem é da área. Por quê? Bom, vamos começar pelo título do filme, só de ver o “S.A” já dá para ter noção que o filme fala de uma empresa, mais precisamente, uma empresa que produz energia para uma cidade fictícia chamada Monstropólis. A energia é gerada quando as crianças gritam e para isso os monstros precisam assustá-las. Ao longo do filme podem ser visualizadas muitas situações e características semelhantes as que estão presente em uma empresa, como por exemplo, trabalho em equipe, divisão do trabalho, cumprir metas, crise, além de chamar muito a atenção para o modo como é encontrado a solução para erguer a empresa novamente. Como é um filme infantil, aproveita para chamar os filhos ou sobrinhos para lhe acompanhar, mostrando para elas também esse ponto de vista, vai ser muito produtivo.

Livro A Arte da Guerra: Por fim, quero indicar esse livro que foi citado por muitos dos meus professores. Vou ser bem direta, o livro fala sobre estratégias, como traçá-las e como evitar o fracasso. Não é uma fómula mágica, e sim uma obra milenar escrita por Sun Tzu, falando sobre diversas estratégias usadas em um exército, e ensinando sobre precaução antes de entrar em uma guerra.

Espero que vocês tenham gostado e que essas indicações sirvam de alguma ajuda. Até a próxima! 

Graduada em Processos Gerenciais. Apaixonada por automobilismo e esportes em geral, sou Corinthiana e Rojiblanca de coração. Amo ler e assistir filmes e séries. Gosto de conhecer novas culturas e tenho um carinho especial pela Cultura asiática e árabe.