Automobilismo

Maria Teresa de Filippis

12:02,0 Comments

Imagem retirada do Google
Olá meus queridos leitores, hoje a postagem está relacionada com automobilismo. Irei falar um pouco sobre Maria Teresa de Filippis, que foi a primeira mulher que pilotou um carro de fórmula 1. Ontem, fez um mês que ela faleceu, por isso, estou aqui escrevendo o pouco que sei sobre ela e também compartilhando algumas pesquisas que fiz.

       Foi entre os anos de 1958 e 1959, que Teresa de Filippis em um Maserati 250F chegou a correr em três grandes prêmios. Obteve outras oportunidades nos treinos classificatórios, mas não conquistou uma vaga no grid[1]. Andrew Hard (2016), no site digital trends, diz que ela possuía talento e um estilo agressivo, fazendo com que desenvolvesse sua reputação, mesmo sem conquistar um título.
A piloto italiana, nascida em Nápoles no ano de 1926, teve seu melhor desempenho no GP da Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps. Ela largou em 15º e finalizou a prova conquistando o 10º lugar. Entretanto, Maria Teresa não conseguiu completar outras duas provas, em Portugal e na Itália, pois seu carro apresentou problemas mecânicos.
Teresa de Filippis iniciou seu trajeto aos 22 anos, lutou contra muitos preconceitos, mesmo assim, ela conseguiu se destacar, apesar do pequeno tempo que passou dentro da categoria. Segundo o site Globo Esporte, a proibição de sua participação no GP da França, está como um dos fatos mais marcantes de sua carreira, o diretor daquela prova declarou que o único capacete que uma mulher deveria usar, era aquele do cabelereiro, obviamente isso lhe deixou irritada.
Além da Maserati, Maria Teresa defendeu a equipe Porsche, mas aos 23 anos ela decidiu se aposentar, pois seu amigo Jean Behra morreu em um grave acidente, em uma preliminar do GP da Alemanha. Ela atuava na Comissão de Ex-pilotos de Fórmula 1 da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e faleceu aos 89 anos no dia 8 de janeiro deste ano.
Esse é o pouquinho que eu consegui trazer para vocês, espero que gostem. Caso queiram adicionar mais alguma informação, vou amar ler os comentários. Até a próxima!



[1] É o local onde fica marcado o espaço de posicionamento dos carros antes da largada.

Referências
Gazeta Esportiva. (9 de Janeiro de 2016). Terra.com. Acesso em 9 de Fevereiro de 2016, disponível em Terra.com: http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/morre-maria-teresa-de-filippis-primeira-mulher-a-atuar-na-formula-1,da8f5006dc2b8941f1883b8ebc2e882ce30g4aph.html
globoesporte.com. (9 de Janeiro de 2016). Globo Esporte. Acesso em 9 de Fevereiro de 2016, disponível em Globo Esporte: http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2016/01/aos-89-morre-maria-teresa-de-filippis-primeira-mulher-pilotar-um-formula-1.html
Hard , A. (13 de Janeiro de 2016). Digital Trends. Acesso em 09 de Fevereiro de 2016, disponível em Digital Trends: http://www.digitaltrends.com/cars/female-formula-1-driver-maria-teresa-de-filippis-dies-at-89/

You Might Also Like

0 comentários: