MBC - Munhwa Broadcasting Corporation

11:49 0 Comments A+ a-

Imagem do Google Imagens
MBC é uma das quatro maiores emissoras da Coreia do Sul, foi criada em 1959 como uma emissora privada, sua transmissão iniciou no dia 15 de abril deste mesmo ano. Entretanto, o canal passou por alguns problemas econômicos e acabou sendo comprado por Kim Ji-Tae, um empresário do meio da comunicação. O novo dono abriu a emissora em Seul, iniciando suas transmissões em 2 de dezembro 1961 como a primeira rádio privada do país.

No ano seguinte o proprietário a abandonou, por conta de alguns problemas políticos, passando esta propriedade para uma fundação. E foi assim que a MBC permaneceu sendo transmitida através de filiais em outras cidades. No ano de 1963 até o ano de 1965, houve a construção da rede nacional. Em agosto de 1969 iniciava as emissões do canal de televisão em âmbito nacional. E dois anos depois foi lançada a transmissão de rádio com frequência modulada – FM.

A MBC se manteve privada até novembro de 1980, quando o governo sob o mandato de Chun Doo Hwan, pegou 70% da empresa tornando-a pública, juntamente com a KBS. No ano seguinte iniciou as transmissões a cores e junto com a KBS transmitiu os Jogos Olímpicos de Seul em 1988. Neste mesmo ano, com a chegada de uma democracia multipartidária, manteve sua liderança, mas passou a ser controlada pela Fundação Munhwa Broadcasting, um órgão dependente do Ministério da Cultura.

Em 1997 ocorreu a conclusão do estúdio de Yangzhou, e a partir do ano seguinte iniciou trabalhos para a criação de seu primeiro canal web. No ano 2000, abre vários canais a cabo via satélite, e inicia suas emissões em alta definição a partir de 2001. Como parte desta expansão, criou a MBC América, uma subsidiaria com sede em Los Angeles, nos Estados Unidos, para distribuir sua programação ao longo das Américas.

Os Dramas transmitidos pela MBC têm se difundido, por diversos lugares do mundo, principalmente os com tema Histórico.  São importados para 30 países da Ásia, Oriente Médio, África e Américas. Já na parte do Entretenimento, as notícias e documentários são muito interessantes - eu já assisti vários e que abrangem temas diversificados.

A página oficial IMBC você pode encontrar aqui. Espero que vocês tenham gostado desta pequena matéria sobre esta emissora tão amada por nós, que amamos os programas e dramas Sul-coreanos. Até a próxima!

Graduada em Processos Gerenciais. Apaixonada por automobilismo e esportes em geral, sou Corinthiana e Rojiblanca de coração. Amo ler e assistir filmes e séries. Gosto de conhecer novas culturas e tenho um carinho especial pela Cultura asiática e árabe.