[Resenha 018] Se Eu Ficar - Gayle Forman

12:16 0 Comments A+ a-

Título: Se eu ficar
Título Original: If I Stay
Série: Se Eu Ficar, Livro 1
Autor: Gayle Forman
Tradutora: Amanda Moura
Editora: Novo Conceito
Idioma: Português
Páginas: 224
Ano: 2013
ISBN: 9788581635415

Sinopse: A música, isso é a última coisa que Mia se lembra, mesmo após o acidente ela ainda consegue escutá-la.  Acompanhou a retirada do seu corpo, dos destroços do carro de seus pais, sem sentir nada. Sem ter como fazer alguma coisa, sua única alternativa é assistir aos médicos se esforçarem para salvar a sua vida, enquanto parentes e amigos aguardam na sala de espera e o amor de sua vida, luta para estar ao seu lado. Nas próximas 24 horas, Mia precisa entender o que aconteceu antes do acidente e também, o que aconteceu depois, para fazer uma escolha muito difícil.

“Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha”



Gayle Forman nasceu no dia 5 de junho do ano de 1970, é uma escritora americana de Ficção Jovem Adulto, um gênero que tem crescido muito, ultimamente. Iniciou sua carreira escrevendo na revista Seventeen, onde seus artigos abordavam temas sobre jovens e preocupações sociais. Já foi jornalista de diversas revistas. Gayle já viajou com seu marido por todo o mundo e com isso adquiriu uma bagagem de experiências, que lhe rendeu uma boa base para escrever seu primeiro livro, um diário de viagem. O personagem Adam, do livro Se Eu Ficar, foi inspirado em seu marido. Se Eu Ficar, Para Onde Ela Foi e O Há de Errado Em Mim são algumas de suas obras.

“Às vezes você faz escolhas na vida e às vezes escolhas fazem você”


Olá meus queridos leitores, faz poucos dias que terminei de ler o livro Se Eu Ficar, escrito pela Gayle Forman. É um dos 36 livros da minha lista de leitura deste ano e consegui cumprir esta parte da minha meta - se quiser ver cincos dos 36 livros que pretendo ler, clique aqui

Mia é uma garota estudiosa, caseira e que faz tudo certinho, vive com seus pais e seu irmão mais novo Teddy. A música está presentemente em sua vida, cresceu no meio de roqueiros, no entanto, ela seguiu um rumo diferente optando por música clássica e aprender a tocar violoncelo. Apesar das diferenças, o amor que existe nessa família é muito grande. 

A narrativa é em primeira pessoa, Mia conta sua vida e seu dia a partir de seu ponto de vista. Logo no início acontece um terrível acidente, onde a única sobrevivente é a Mia – Confesso que eu não estava esperando. Ela acompanha tudo, e narra cada detalhe, acompanhado de algumas lembranças que explicam sua relação com sua família, sua melhor amiga e Adam, seu namorado.

É um livro curtinho, com um texto comovente. A autora detalha de uma forma que dá para imaginar o cenário. Em alguns momentos, ficar emocionado, é inevitável, embora eu não tenha chorado, dá para fazer perguntas do tipo “E eu estivesse no lugar da Mia?”, “Por que isso aconteceu com aquela família?”, entre outras. 

Abordando temas como amor e relacionamento com a família, amizade, adolescência, perda e a relação de Adam e Mia. Se Eu Ficar é uma leitura agradável e tocante, com personagens bem diferentes entre si, mas com uma harmonia e ligação encantadora, fazendo o leitor refletir sobre sua vida. 

O preço do livro varia entre R$ 18,90 e R$ 20,90. Sua capa possui cenas do filme Se Eu Ficar dirigido por R. J. Cutler. O próximo livro é “Para Onde Ela Foi” e já está na minha lista de leituras. Espero que tenham gostado. Até a próxima!

Resumo da minha opinião: Sagrado da Birmânia

Outras Opiniões: Versos e Notas; O pequeno mundo dos livros; Colecionando Primaveras;
Skoob
“As pessoas acreditam no que querem acreditar”
Imagem: Google

Graduada em Processos Gerenciais. Apaixonada por automobilismo e esportes em geral, sou Corinthiana e Rojiblanca de coração. Amo ler e assistir filmes e séries. Gosto de conhecer novas culturas e tenho um carinho especial pela Cultura asiática e árabe.