Mundo asiático

Lendas & Mitos: Baku - Devorador de Sonhos

21:27,0 Comments

Imagem retirada do Google
Olá meus queridos leitores, acho que já faz um bom tempo que não falo nada sobre o mundo asiático. Portanto, eu decidi aproveitar o clima de suspense deixado pela postagem anterior sobre o lançamento da Editora DarkSide e contar uma lenda muito interessante. É sobre o devorador de sonhos, Baku. Bom, eu lembrei da lenda de tanto escutar o nome “Baku”, cidade do novo circuito urbano no calendário da Fórmula Um.

Ficaram curiosos? Então, vem comigo!
“Entrego meu sonho para o bom Baku comer”
Não se assustem com a frase acima, ela é dita por aquelas pessoas que acordam na metade da noite/madrugada após um assustador pesadelo e querem voltar a dormir sem ser incomodado com este sonho ruim novamente.

Originário da China antiga, onde possui as características físicas de um bode com nove caldas, quatro olhos e orelhas – imagina que sinistro isso! Foi somente por volta do século XIV que essa lenda foi levada para o Japão. No folclore japonês o baku é um youkai* que possui o tronco e as presas de elefante, olhos de rinoceronte, calda de uma vaca e patas de tigre, e no meio da noite visita as casas de pessoas que estão tendo pesadelos. Existe a crença de que ele consegue engolir um horrível pesadelo e transformá-lo em boa sorte.

Baku é visto como um espirito bonzinho que livra as pessoas dos pesadelos, protegendo-as durante a noite. Por este motivo, sua imagem é colocada próximo a cama, seja em ornamento ou uma pintura sua no travesseiro, como antigos nobres faziam.

Em templos e santuários é comum visualizar suas imagens no beiral para afastar os espíritos ruins, sendo um dos três protetores dos templos budistas e santuários xintoístas.

Atualmente ainda é possível ver pessoas que acreditam que o Baku protege seus sonhos, seguindo essa crença principalmente no primeiro sonho do ano novo, caso você tenha um bom sonho nessa noite, terá sorte o ano inteiro, por isso, adornam sua cama com uma imagem do Baku para proteger bem seus sonhos e evitar pesadelos.

No mundo da ficção é possível encontrar séries, filmes, músicas e animes que mencionam o Baku e sua lenda. Na série espanhola “La llave del tiempo”, aparece um personagem chamado El Baku, sendo uma das Três Sombras que controlam a rede de jogos, tendo como função quebrar os protocolos que escravizam um dos personagens da história. Nos animes Naruto Shippuuden, o personagem Danzou invoca esse espirito, já no Pokémon o Drowzee é um Baku. E ainda existe uma canção japonesa chamada Yumekui Shirokuro Baku originalmente interpretada por Len Kagamine.

Bom, espero que vocês tenham curtido e aprendido um pouco mais sobre essas tão interessantes lendas do mundo asiático. Desejo a todos bons sonhos e até a próxima!




[*] Classe de criaturas sobrenaturais do folclore japonês

Referência
Caçadores de Lendas. s.d. http://www.cacadoresdelendas.com.br/japao/baku-o-devorador-de-sonhos/ (acesso em 16 de junho de 2016).

You Might Also Like

0 comentários: