Lenda: O Fantasma da Casa das Sete Chaminés

20:43 0 Comments A+ a-

Olá meus queridos leitores, preparados para mais uma lenda? Essa tem um toque mais aterrorizante, mas na minha opinião, nada que faça você se esconder debaixo do lençol e não queira ir sozinho ao banheiro. 

Escolhi uma lenda de Madri, por que hoje uma pessoa especial está um pouco desanimada, como nasceu nessa cidade, queria fazer alguma coisa que ao menos fizesse sorrir ou lembrar deste lugar que gostamos tanto.

A Casa das Sete Chaminés está localizada na Plaza del Rey em frente ao Banco de España. É um dos poucos edifícios construídos no século XVI. Chama-se assim por causa das sete chaminés alinhadas no telhado e também teve diversos proprietários, sendo ocupada pelo Conde-Duque de Olivares, Marques de Esquilache, Manuel Godoy, entre outros. No decorrer dos anos, passou por diversas reformas e na década de 1980 passou a ser sede do Banco Urquijo, depois transformando-se imediatamente na sede do Ministério de Cultura da Espanha. 

A Lenda
Com uma importante reforma que aconteceu por volta do século XIX, entre suas paredes foi encontrado restos de uma mulher que faleceu há três anos. Neste edifício viveu Elena, uma jovem supostamente considerada amante do Rei Felipe II. A jovem casou-se com um capitão da tropa real, que pouco tempo depois foi enviado para a Batalha de São Quintín. Quando ele faleceu, a notícia lhe deixou desolada, morrendo pouco tempo depois. De forma misteriosa o seu corpo despareceu e as especulações começaram, alguns dizem que ela estava grávida do rei e também que poderia ter sido assinada.

Após sua morte, o fantasma de uma mulher pálida foi visto diversas vezes passeando entre as sete chaminés do telhado durante a noite. Arrastava-se usando uma túnica branca, que olhava para o Oeste, em direção a Alcázar onde vivia o Rei.
Atualmente é considerado uma das curiosidades da história de Madri mais populares e aparecem em livros e guias turísticos da capital. Com a descoberta do corpo da jovem Elena, que foi enterrado no sótão, especulações sobre as razões de sua morte voltaram. 

Espero que vocês tenham curtido, vou deixar um vídeo do programa El Punto Sobre la Historia, para vocês conhecerem um pouco mais. Até a próxima!



Referências:
Imagem: Google
Vídeo: Canal no YouTube do TeleMadrid
Guias Viajar. s.d. http://guias-viajar.com/madrid/capital/casa-siete-chimeneas-edificios-historicos/ (acesso em 31 de julho de 2016).
Ministerio de Educación, Culura y Deporte. s.d. http://www.mecd.gob.es/cultura-mecd/areas-cultura/archivos/mc/archivos/amc/presentacion/edificio.html (acesso em 31 de julho de 2016).
TimeOut.es. s.d. http://www.timeout.es/madrid/es/que-hacer/mitos-y-leyendas-de-madrid (acesso em 31 de julho de 2016).

Graduada em Processos Gerenciais. Apaixonada por automobilismo e esportes em geral, sou Corinthiana e Rojiblanca de coração. Amo ler e assistir filmes e séries. Gosto de conhecer novas culturas e tenho um carinho especial pela Cultura asiática e árabe.