[Resenha 025] Crepúsculo

10:51 2 Comments A+ a-

Título: Crepúsculo
Título Original: Twilight
Saga: Crepúsculo – Livro 1
Autor: Stephenie Meyer
Páginas: 384
Ano: 2008
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788598078304

Sinopse Skoob:
Quando Isabella Swan se muda para a melancólica cidade de Forks e conhece o misterioso e atraente Edward Cullen, sua vida dá uma guinada emocionante e apavorante. Com corpo de atleta, olhos dourados, voz hipnótica e dons sobrenaturais, Edward é ao mesmo tempo irresistível e impenetrável. Até então, ele tem conseguido ocultar sua verdadeira identidade, mas Bella está decidida a descobrir seu segredo sombrio.

Stephenie Meyer nasceu no dia 24 de dezembro em Connecticut, Estados Unidos. É uma escritora, que ficou conhecida após escrever os Best-Sellers da Saga Crepúsculo. Stephenie cresceu em Phoenix, com cinco irmãos. Casada com Christian, também conhecido como “Pancho”, teve três filhos. Além da Saga Crepúsculo, ela escreveu também A Hospedeira e A Breve Segunda Vida de Bree Tanner.

"E então o leão se apaixona pelo cordeiro..." ele murmurou. Eu escondi meus olhos pra não mostrar o quanto eles haviam ficado felizes com a palavra.
"Que cordeiro idiota", eu suspirei.
"Que leão doente e masoquista",
Nunca pensei muito em como morreria - embora nos últimos meses tivesse motivos suficientes para isso (...) Sem duvida era uma boa forma de morrer, no lugar de outra pessoa, de alguém que eu amava. Nobre, até. Isso devia contar para alguma coisa.

Quis voltar no tempo, precisamente para o início de 2010 quando me permiti ler este livro dois anos após o seu lançamento. Todos comentavam como loucos sobre ele, como sempre me agradou história como essas, iniciei essa leitura que em menos de uma semana foi completamente devorada.

Os fatores que influenciaram meu interesse por este livro foram por ter visto a adaptação em filme, que encantou a mim e a minha mãe e também pelo modo como foi escrito a sinopse. 

A capa apresenta um fundo negro, com mãos segurando uma maçã. O que aparentemente pode não ter muito significado relacionado a história, e ao mesmo tempo possui uma simbologia muito interessante. Inspirada em Gênesis, precisamente no “Fruto proibido”, a autora mostra exatamente o ato de adquirir o “conhecimento do bem e do mal”, e foi precisamente isso que Bella teve em suas mãos. Além disso, existem outra simbologia que a inspirara, como a maçã da Branca de Neve e a Maçã de Ouro. Para ela, a maçã ainda foi algo mais simples, que se resume em uma única palavra: Escolha. 

No que se refere ao título, este foi um grande desafio para ela, até chegar ao resultado final, ela brincou com diversos títulos que poderiam ser, mas não eram bons o suficiente. Crepúsculo foi o que mais lhe agradou, no entanto, para ela não é exatamente o título perfeito. 

Bella Swan, chega a chuvosa cidade de Forks, para viver ao lado de seu pai. Agora, tem o desafio de aprender a conviver com seu pai, quem via apenas durante as férias, e também se acostumar ao estilo de vida da nova cidade. Quando entra em sua nova escola, conhece Jéssica, Mike, Angela, Eric e Tyler. Mas a vida entediante e comum que ela achava que seria, muda completamente quando ela conhece Edward Cullen, um rapaz muito bonito e misterioso, que apenas interage com seus familiares que estudam lá também. 

A recepção do livro recebeu críticas mistas, e foi um dos motivos que me fizeram tardar esta leitura: 

“A série de Meyer fervilha com a atração das paixões proibidas, somadas ao tempero inebriante do sobrenatural.” - The New York Times
A meu ver é uma ótima leitura para os apreciadores do gênero, não perfeito, mas também não me deixou com aquele gostinho de “poderia ser diferente”. É uma história que tem como centro os dois personagens Bella e Edward, mas explora muito bem os outros, dando espaço para que suas histórias também encantem, assim como Alice foi para mim, a personagem mais fascinante. 

Acredito que o preço médio deste livro é R$39,90, podendo ser encontrado principalmente na Saraiva, Americanas e Livraria Cultura. Vocês podem buscar, muitas vezes pode-se encontrar preços mais baixos ou até promoções. 

Até a próxima! 

Resumo da minha opinião: Egyptian Mau

Outras opiniões: O Pequeno Mundo dos Livros

Graduada em Processos Gerenciais. Apaixonada por automobilismo e esportes em geral, sou Corinthiana e Rojiblanca de coração. Amo ler e assistir filmes e séries. Gosto de conhecer novas culturas e tenho um carinho especial pela Cultura asiática e árabe.

2 comentários

Write comentários
30 de agosto de 2016 21:01 delete

Eu já li esse livro, mas não tenho ele, peguei emprestado ainda quando estudava na nona série. eu gostei mais do livro do que o filme.Quero comprar toda a série pra ter em casa, adoro sentir o cheiro de livro novo. adorei sua resenha beijos

Taynara Mello | Indicar Livros
http://www.indicarlivros.com/

Reply
avatar
31 de agosto de 2016 11:30 delete

Eu também peguei emprestado, ainda não tenho ele. E eu também gosto do cheirinho de livro novo <3 Agradeço sua visita Taynara. :)

Reply
avatar