Como melhorar nos estudos?

18:54 2 Comments A+ a-

Olá meus queridos leitores, como vocês estão?

Gostaria de ajudar vocês a melhorarem os estudos, dando alguns tips de como ter um rendimento melhor e também não tornar esse momento algo tão cansativo.

Não importa se você está no fundamental, médio ou superior, independente do que você esteja fazendo, a palavra estudar assusta tanto quanto a palavra trabalhar, estou mentindo? Até eu que amo ler, as vezes me pego extremamente cansada e desanimada quando tenho que me forçar a estudar para um teste, prova, entre outras coisas. Isso é humano!

Então, em primeiro lugar, tenha tudo próximo, vamos! Já pegou tudo? Não deixe nada para depois, coloque todas as coisas que precisa perto de você, para evitar que fique se levantando e indo buscar as coisas, caminhar de um lado para o outro e vice-versa. Isso corta o ritmo de estudo, é tudo que o desanimo quer e seu cérebro se distrai muito facilmente.

Com tudo preparado, vamos estipular um tempo, não se force a passar mais de uma hora estudando direto, você precisa respirar um pouco. Após ler quatro horas seguidas, você consegue explicar o que leu? Só o começo, e se tiver sorte o que mais chamou a atenção do seu cérebro, o que na maioria das vezes não é o principal.

Então, pegue um lápis e borracha e conforme sua necessidade monte seus horários de estudo:

De Segunda à Sexta: Uma hora ao dia, separado em duas etapas de 30 minutos. Essa divisão é a ideal para não perder o rendimento e adquirir maior informação daquilo que foi estudado.

Entre as duas etapas, busque fazer algo que goste e que te relaxe, se desligue dos estudos e depois retorne aos livros, para a segunda etapa com mais 30 minutos. Não precisa estudar uma única disciplina, pode ser 30 min para cada matéria que estudou naquele dia, pois as explicações vão estar mais vivas.

Crie uma rotina e esqueça a história de deixar tudo para amanhã, que isso não dá certo. Meia hora não mata ninguém e depois de alguns dias você vai até querer mais. Deixe o sábado para revisar o que viu durante a semana, e o domingo para um merecido descanso. Com uma rotina, você ficará mais aberto a aumentar o seu tempo de estudo quando precisar, sem ficar fadigado e estressado.

Para que tudo isso funcione, você precisa manter o que te distrai bem longe de você. Caso seu celular não esteja guardando nada que você precise para estudar, deixe-o no silencioso e guarde longe de seus olhos. Evite redes sociais e ter uma televisão perto.

Sublinhar e marcar textos é ótimo para destacar a importância de determinado assunto, mas não confunda isso com o processo de memorizar e aprender. É importante que você crie o hábito de escrever em outro local aquilo que foi marcado, criando resumos e esquemas que lhe obriguem a entender aquilo que foi lido.

Estabeleça metas, que tal uma unidade a cada etapa? Caso precise resolver alguma atividade, inicie lendo as questões e depois comece a estudar o assunto, assim você focará naquilo que está buscando, saberá o que vão estar pedindo e otimizará seu tempo.

Esqueça todas as técnicas de memorização. Faça os esquemas com as suas palavras, use os seus exemplos, assim o “branco” que dá nos exames irá desaparecer, pois você irá se sentir mais confiante por ter entendido o conteúdo.

Permita que você possa se avaliar, escolha questionários relacionado ao tema estudado e resolva sem utilizar ajuda, assim você saberá em que estará falhando e poderá reforçar. Medir o progresso é divertido, torne esse momento divertido e crie desafios para que cumpra metas pequenas no fim da semana. Presenteie-se!

Após isso, você também pode se reunir com um amigo e juntos explicarem um ao outro aquilo que entenderam e tirarem as dúvidas. É um ótimo exercício de memória e é gratificante ensinar alguém.

Vamos começar nossa rotina de estudos?

Espero ter ajudado, diz o que achou nos comentários e compartilhe com os outros leitores a sua rotina de estudos. Até a próxima!

Graduada em Processos Gerenciais. Apaixonada por automobilismo e esportes em geral, sou Corinthiana e Rojiblanca de coração. Amo ler e assistir filmes e séries. Gosto de conhecer novas culturas e tenho um carinho especial pela Cultura asiática e árabe.

2 comentários

Write comentários
14 de setembro de 2016 21:27 delete

oi flor tudo bem?

ótimas dicas. Algumas eu já faço, outras vou incluir no meu hábito de
estudo. beijos

Taynara MEllo | Indicar Livros
www.indicarlivros.com

Reply
avatar
15 de setembro de 2016 10:53 delete

Oi Tay, estou bem sim.
Bons estudos! Beijos!

Reply
avatar