Dicas

Dicas para dormir bem

10:08,4 Comments


Olá meus queridos leitores! 

Acredito que até a pessoa mais dorminhoca já teve seus momentos de insônia, ou aquela triste situação em que você tem que acordar cedo, precisa dormir por determinadas horas e o sono simplesmente não aparece. Acredito que também já passou por uma ocasião inversa, pois precisava estar acordado e sentia-se tão sonolento que até cochilava sentado. Isso pode ocorrer diariamente, se você não começar a cuidar de seus hábitos para dormir. 

Hoje, quero dar algumas dicas. Não sou médica, entretanto, já passei muito por isso e por ser uma pessoa hiperativa, tinha alguns probleminhas de insônia e começar a cuidar dos meus hábitos funcionou bastante. Por este motivo, gostaria de ajudar você, que está lendo este post, a dormir bem e melhorar sua saúde. Vem comigo!

É verdade que um dia de sono perdido não se recupera? Na minha humilde opinião sim, quem já tentou recuperar uma madrugada acordado sabe muito bem que o resultado é ter mais sono. Também acredito que quem não dorme direito envelhece mais e mesmo que tome muito café ou Red Bull, não terá um dia tão produtivo.

Outro fator que muitos devem ter conhecimento, é que não ter boas noites de sono afeta muito a nossa saúde, assim como quem dorme demais. Desde alterações de humor até problemas cardíacos, tem envolvimento com noites mal dormidas.

Existem formas simples de conseguir dormir perfeitamente e acordar divinamente e eu estou aqui para contar algumas dicas que funcionam comigo — embora eu não seja tão disciplinada em algumas noites.
— Comece bem o seu dia: Não é todo dia que acordamos dançando, mas se você começar a mentalizar que será um dia produtivo, independente dos problemas, isso ajuda. Busque acordar sempre naquele mesmo horário e escolha bem sua primeira refeição.

— Alimente-se bem: Esqueça os alimentos que possuem grandes quantidades de calorias e açúcar. E mesmo que algo doce possa nos dar energia, não será por muito tempo e logo vamos ter fome. E se você tem preguiça de procurar o que comer e busca o mais fácil, sem precisar acordar um pouco mais cedo, comece a planejar o que irá comer antes de dormir e escreva para não esquecer. Lembrando que as preferidas do café da manhã são as frutas (Banana, Maçã, Amêndoa, Pêssego, entre outros). Cereais acompanhados de outros produtos lácteos também são uma ótima opção. Mas não esqueça de cuidar das outras refeições.

— Vamos começar a evitar a cafeína: Para alguns isso pode ser um pesadelo e acredito que ao ler isso já começa a sentir dores de cabeça, só em pensar em ficar sem. Mas como todos sabem a cafeína é um estimulante que tem uma grande influência em nosso sono, por este motivo, evite alimentos como café, coca, chocolate e outros que possam lhe manter acordado, em horários próximos de ir dormir.
— Comece a ser ativo e faça algum tipo de exercício: Adeus vida parada! Se você quer dormir tem que gastar as energias que seu corpo adquiriu e elas não são gastas em dias de trabalho. É verdade que algumas pessoas trabalham se movimentando bem, mas ter um tempo para caminhar, andar de bicicleta ou fazer ginástica, faz um bem enorme para a saúde. Você escolhe o melhor momento para você, mas se tem problemas de insônia, evite horários próximos de ir dormir.

— Cochilos são bem-vindos: Cochilar ou deitar por um tempo é algo bom, pois nos ajuda a ter energia para o resto do dia. Gosto de deitar por uns 30 minutos, passar disso me deixa muito mais sonolenta e podem alterar a capacidade de dormir pela noite. Descansos durante o dia devem ser vistos como um momento para o nosso corpo reorganizar as energias e não para reabastecer. Dormir muito também faz mal.

— Local ideal: Onde você vai dormir deve ser um local de tranquilidade — verdade que o vigia da rua sempre incomoda — mas evite levar trabalhos para o seu quarto, durma longe da televisão e evite o celular na mão quando decidir dormir. Lembre-se que sua cama foi feita para dormir, então evite ver televisão, jogar ou qualquer outra atividade que possa lhe tirar o sono. Busque deixar seu quarto escuro e tornar o ambiente o mais agradável possível.


— Não se force a dormir: Fazer da sua cama um local exclusivo para dormir, evita que você perca o sono, mas se você realmente não consegue após uns 20 min, levante-se e gaste o resto da energia lendo um livro ou escutando um pouco de música calma, para relaxar e finalmente dormir.

— Por favor, organize-se e tenha horários: Evite dormir hoje às onze da noite e amanhã às duas da madrugada. Assim como não acordar hoje às sete e amanhã às nove. Busque acordar e dormir nos mesmos horários e nos dias de folga é possível dormir até uma hora mais tarde, mas não exagere! Cumprir horários nos fará ser responsáveis e também vamos conseguir fazer tudo, gastar as energias do dia e o melhor, dormir bem! 

Espero que eu tenha ajudado um pouco, se você possui alguma outra dica pode compartilhar nos comentários. Até a próxima!

Imagens retiradas do Google.

Você poderá gostar também:¡Outfits para hacer ejercicio! 

Cantinho nas redes sociais: 

You Might Also Like

4 comentários:

  1. Oiiii mana 😃 Quando se fala em dormir eu já fico assim 😴 Brincadeira 😂😂😂 Mana eu ameeeeeeeei as dicas 😍 Foi em homenagem a mim né 😂😂😂 Dormir é bom demais ❤ Mas vou aprender a controlar meu sono 😉 Parabéns pela postagem mana! Beijos 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a carapuça serviu não é mana?! hahahaha ♥
      Sim mana, eu me inspirei em você para falar sobre isso, tá precisando melhorar viu!
      Aproveito para ajudar outras pessoas.
      Abraços e beijos mana! :-*

      Excluir
  2. Oi, sei que sumi, mas cá estou eu...
    Olha realmente um alimentação mais saudável ajuda muito, a gente se sente mais leve também...
    Eu sempre procuro ser produtiva ao máximo e fazer algo que me canse fisicamente, seja me exercitar ou organizar a casa, assim o cansaço vai facilitar na hora de ir para cama... E também quando deito eu fico pensando em coisas que me deixam bem, tento esquecer o máximo os meus problemas, ou assuntos sérios... Isso tem me ajudado muito.
    Blog Seja Frugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha voltado, falei do seu blog na retrospectiva de 2016. Embora eu não comente, sempre passo por lá para ver as novidade. Agradeço por compartilhar sua rotina de se preparar para dormir, quem sabe ser para outra pessoa, verdade?

      Mais uma vez agradeço a visita, abraços!

      Excluir