Dicas para se concentrar na hora de estudar.

03:00 0 Comments A+ a-


Quem nunca perdeu a concentração não sabe o que é sofrimento na hora de voltar a estudar. E como “a concentração é a raiz de todas as habilidades do homem”, que tal umas dicas que podem ajudar vocês a se concentrarem melhor?

Não sou especialista no assunto, embora eu consiga estudar com a casa virando de cabeça para baixo, afinal, eu tenho quatro irmãos, cachorro e periquito, estou falando sério! Mas vou ajudar vocês com coisas que costumo fazer para me concentrar mais, depois apliquem de forma aprimorada nas suas rotinas.

Escrever sempre! Não estou falando de digitar e sim escrever com a mão, colocar a caneta esferográfica para trabalhar, apontar o lápis e reduzir a borracha em uma pequena partícula. Escrever é um processo que lhe ajuda a memorizar a disciplina de uma forma melhor. A leitura é importante, mas ficar só nela, causa distrações que podem lhe fazer esquecer algo importante. Mas cuidado, nada de copiar o que tem no livro, vamos aprender a fazer esquemas, escrever apenas o importante. Escreva de forma produtiva, não só por escrever.

Querem aprender uma forma de fazer resumos? A Débora Aladim ensina técnicas de resumos e achei legal compartilhar com vocês.


Faça revisões. Não espere acabar a unidade ou o mês para revisar o que você leu. Revise no mesmo dia da aula e tire um momento no fim de semana para fazer uma revisão geral. Ler as anotações do mesmo dia que você teve a aula, fará você memorizar melhor, no dia da revisão geral, você apenas irá tirar dúvidas do que ficou sem entender. 

Estude sozinho. Estudar em grupo é legal, mas só é proveitoso quando existem trocas de informações, afinal, para quem não consegue entender a matéria, estudar em grupo atrapalha e muito. O legal é você ler e explicar a si mesmo, aprender a disciplina e revisar com alguém que tem compreensão da matéria e trocarem informações. 

Aulas são para tirar dúvidas. Só com o professor na sala de aula não é possível, estudar é um processo individual, intimamente seu e as aulas é um momento coletivo para retirar dúvidas.

Celular no silencioso, adeus redes sociais. Não estou dizendo para bloquear suas contas, mas sim, deixá-las por um momento. Mensagens tiram a concentração e mesmo que seja uma rápida ligação de uma coleguinha perguntando se tem ensaio, isso atrapalha e muito, pois os dez minutinhos, podem crescer e seu tempo de estudo vai embora. Se é momento de estudar, estude. Nos minutinhos de descanso entre uma matéria e outra, responda as mensagens da sua irmã ou faça qualquer outra coisa, mas não deixe que seu tempo de estudo seja atrapalhado, custará mais tempo voltar ao mesmo ritmo. 

Local organizado e tranquilo! Faça da organização um hábito. Ambientes desorganizados não nos trazem animo, podem nos causar tristeza repentina e dar a impressão que estamos estudando por obrigação, dificultando o aprendizado. Já um ambiente limpo, tranquilo e organizado, nos alegra e motiva. 

Ritual de estudo. Antes, durante e depois, você tem que criar algo que estimule seus sentidos para aquele momento. Antes de começar você pode ouvir uma boa música enquanto se alonga e busca os itens necessários para estudar, pode fazer curtas pausas para beber um pouco de água sentadinho no local de estudo e quando terminar de estudar pode tomar um bom banho relaxante. Não importa o que irá fazer, apenas que seu cérebro entenda que ao fazer um alongamento é sinal que ele deve se preparar para mais um dia de estudos. Acreditem, isso funciona!

Conheça seus limites de tempo e crie horários flexíveis. A semana possui sete dias com 24 horas, não é possível que você não consiga estudar. Antes de qualquer disciplina escolar, você tem que conhecer suas limitações, pega uma folha de papel, escreva suas atividades do dia mais importantes e a partir daí crie horários. Fiz isso com a minha irmã e acho que está funcionando. Horários flexíveis é importante para dias que ocorrem imprevistos, um exame repentino ou uma visita inesperada, obvio que alguma coisa naquele dia vai ficar pela metade, para não entrar em desespero permita-se mudar, deixe para um dia onde estará mais livre. Mas não deixe de estudar!

Bom, essas são algumas das dicas que aplico diariamente na minha rotina de estudos. Como uma dica extra, deixo o vídeo do canal Arata Academy, vale a pena assistir!

Graduada em Processos Gerenciais. Apaixonada por automobilismo e esportes em geral, sou Corinthiana e Rojiblanca de coração. Amo ler e assistir filmes e séries. Gosto de conhecer novas culturas e tenho um carinho especial pela Cultura asiática e árabe.