Livros

[Resenha 038] Um mundo à parte

09:18,2 Comments

Título: Um Mundo à Parte
Título Original: House Rules
Autor: Jodi Picoult
Gênero: Ficção, suspense.
Páginas: 585
Ano: 2013
Editora: Verus
ISBN:  9788576862536
Classificação: 5/5

Sinopse: Jacob Hunt é um adolescente com síndrome de Asperger, uma forma leve de autismo. Ele é péssimo para interpretar pistas sociais e se expressar diante dos outros e, como muitas pessoas com essa condição, tem fixação por um único tema - no caso dele, análise forense. Jacob vive aparecendo em cenas de crimes, graças ao rádio de polícia que tem em seu quarto, e dando conselhos aos policiais sobre o que fazer... e geralmente ele está certo. Mas de repente sua pequena cidade é abalada por um assassinato terrível, e dessa vez é a polícia que vem atrás dele para fazer perguntas. De uma hora para outra, Jacob e sua família, que só querem levar uma vida normal, estão diretamente sob os holofotes. Para sua mãe, Emma, esse é um lembrete brutal da intolerância que sempre ameaçou sua família. Para seu irmão, Theo, é mais uma indicação de que nada pode ser normal por causa de Jacob. E, sobre essas pessoas tão ligadas entre si, paira a dúvida que consome a todos - Será que Jacob cometeu homicídio?


“Eu sei o que é o amor. Quando você encontra a pessoa que deverá amar, sinos tocam e fogos de artifício estouram em sua cabeça e você não consegue achar as palavras e pensa na pessoa o tempo todo. Quando você encontrar a pessoa que deverá amar, saberá disso quando a olhar profundamente nos olhos”.

Jodi Picoult nasceu em maio de 1966, na cidade em Nova Iorque, EUA. Formou-se na Universidade de Princeton e depois em Harvard. Ela trabalhou em diversos tipos de empregos, foi corretora, editora e também professora de inglês. Realista e também apaixonada, já recebeu diversos prêmios por conta de seus livros que se centram em relações familiares, de amizade e amorosas, tendo como objetivo expor e esclarecer questões e temas éticos atuais e fazer o leitor refletir sobre isso durante a leitura e após ela. Um mundo à parte, A Guardiã da Minha Irmã, A Menina de Vidro e Coração de Mãe, são algumas das suas obras.
“O pensamento lógico evita que percamos tempo com preocupações, ou com esperanças. Evita decepções. A imaginação, por outro lado, só faz a pessoa ficar excitada por causa de coisas que nunca vão acontecer de verdade”.

Olá meus queridos leitores!

Este livro escrito por Jodi Picoult é o primeiro que li este ano. Criei um carinho especial por ele, pois trata de um tema que me interessa muito: Síndrome de Asperger. 

Optei começar o ano com este livro por dois motivos. Primeiro, porque eu estava buscando um gênero que nunca li ou quase não leio. Segundo, porque quando vi que se centrava em um garoto com Síndrome de Asperger, fiquei ainda mais interessada. 

Talvez a capa seja um dos pontos que não cheguei a compreender com exatidão. Jacob Hunt é um adolescente de 18 anos e na capa ele aparece como um menino aparentemente com 12 anos, agachado perto de um lago. Sustento a ideia de que esta seja uma interpretação mais sensível, de um rapaz que embora esteja iniciando uma vida de responsabilidades e entrando na vida adulta, ainda possui características de um menino. Entrando em sintonia com o título, a capa poderia nos mostrar a serenidade do garoto, quando ele se encontra em seu mundo, quando está aos cuidados da mãe, até tudo tornar-se um caos. Este é meu ponto de vista.

Em Um mundo à parte, narra-se a história de um adolescente com síndrome de Asperger. Jacob Hunt vive com a mãe e o irmão mais novo em Vermont, EUA. Por causa da síndrome, ele tem muita dificuldade de interpretar pistas sociais, se colocar no lugar de outras pessoas e de se expressar. Contudo, possui uma obsessão por análise forense que lhe permite solucionar casos de crimes com precisão. O problema é que a vida da família Hunt ver sua rotina totalmente modificada quando Jacob se envolve em um caso criminal, não fazendo análises, mas como suspeito. Emma Hunt, busca desesperadamente mostrar que seu filho é inocente, mesmo que todas as provas estejam contra ele.

Curiosidade sobre Townshend, Vermont
Esta é a cidade em que Jacob Hunt vive com sua família e também onde a história ocorre. É uma cidade pequena do condado de Windham e também onde morreu o guitarrista húngaro Attila Zoller. O livro The Whisperer in Darkness de H. P. Lovecraft está situado próximo a essa cidade.

O que mais gostei foi a variedade de pontos de vistas que existe neste livro. Cada capítulo está sob o olhar de um dos personagens. Isso nos faz ver a história em diferentes perspectivas, ter um contato mais próximos com os personagens chave e conhecer mais sobre a personalidade de cada um. O leitor sente-se como cada um deles, a autora nos coloca em uma posição onde conseguimos entendê-los. As vezes como Jacob e sua vontade de encaixar na sociedade, outras como uma mãe preocupada em salvar o filho, ou como o irmão mais novo Theo que deseja ter uma vida normal e possuir coisas que deviso a situação da família, ele não consegue ter. Assim como podemos ver os olhares do Policial Rich ou do Advogado Oliver.

No que diz respeito aos meus personagens favoritos, vocês devem ter certeza que Jacob Hunt foi um deles desde o princípio, assim como criei um laço de carinho por Emma e toda sua dedicação em cuidar dos filhos. E por fim, me diverti e amei o advogado Oliver, quando lerem o livro vão entender.

Com temas sobre síndrome de Asperger, saber que nem tudo que queremos é o que teremos, sobre família, amizade e outros, a meu ver considero este livro escrito por Jodi Picoult incrível e que merece ser lido, apesar de todo suspense e da aflição que sentimos acompanhando a trajetória de Emma, existem mensagens escondidas por trás de cada personagem. Espero que gostem, até a próxima!

You Might Also Like

2 comentários:

  1. Adorei a resenha! Deve ser um livro ótimo! Amei seu blog, é tão clean e fofo haha. To seguindo já <3

    xox
    Próxima Primavera
    Participe do sorteio de 1 ano do blog (2 livros + brinde)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara, fico feliz que tenha gostado do meu Cantinho. Espero que continue aqui, amei seu blog, vou tirar um tempinho para olhar as postagens.
      Abraços!

      Excluir